SISEM

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) foi criado no ano de 1986 e reestruturado em 2008, pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculando-se a Unidade de Prevenção do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura. O SISEM-SP tem como objetivo principal o assessoramento técnico às instituições museológicas do Estado, visando ser um instrumento integrador e de valorização dos museus paulistas, promovendo a articulação necessária para o desenvolvimento e o aprimoramento conceitual e técnico.

O SISEM-SP reconhece as instituições museológicas como detentoras de patrimônio cultural inestimável, responsável por fontes primárias de conhecimento e de enriquecimento cultural da humanidade. É nesse sentido que, nos últimos dois anos, o SISEM-SP, juntamente com a Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), realizou uma série de ações de formação e capacitação, contribuindo para a especialização do corpo funcional dos museus, indispensável para o aumento qualitativo dos serviços prestados pelas instituições paulistas.

A realização do Curso de Capacitação para Museus atua nesse sentido, acreditando na educação e capacitação profissional nos museus, como agente de salvaguarda de difusão do patrimônio cultural.  O curso visa instrumentalizar os participantes em todas as áreas essenciais da prática museológica, dando um panorama geral de procedimentos de trabalho e de medidas de gestão institucional. Pretende, também, conferir maior autonomia de trabalho aos museus, à medida que amplia o conhecimento e a capacidade de decisão sobre as situações cotidianas enfrentadas por essas instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário