Exposições

Exposição de Presépios em São Sebastião

O Departamento de Patrimônio Histórico Cultural, depto  vinculado Secretaria de Cultura e Turismo  e gestor do Museu de Arte Sacra,  em parceria com o Departamento dos Bens Culturais da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil apresenta a exposição temporária: Ele está no meio de nós” - presépios. A mostra que acontecerá no Museu de Arte Sacra entre os dias 03 de dezembro a 06 de janeiro de 2013, terá 17 presépios da Coleção Franciscana oriundos do Brasil e diversos países. Ospresépios em exposição revelam o mistério do Nascimento de Jesus nas mais variadas formas, materiais e técnicas de representação plástica e artística.
A exposição temporária: “Ele está no meio de nós” - presépios,pretende ser um instrumento de transmissão cultural das representações do Nascimento de Jesus e incentivar à descoberta de sua grandeza religiosa, bem como promover a valorização e o respeito às diferentes manifestações da cultura.A coleção franciscana possui um acervo com mais de 700 conjuntos de presépios.  Foi selecionado para a Mostra Ele está no meio de nós” - presépios,  em nossa cidade,  os presépios que valorizassem a cultura local e de outros povos.
Mesmo oriundos de outras partes do Brasil, estes presépios representam o nosso povo. Um deles é feito de concha marinha, material típico da nossa cidade, o artista é do litoral de Santa Catarina. Já o de tricô, faz uma referência às senhoras de casa, a tradição da costura, da confecção das roupas. A tradição do artesão autodidata está representada na escultura de J. Araujo, que no tronco esculpiu a cena do nascimento de Jesus. Um presépio  bastante interessante e muito curioso, é o do artesão Caco, feito em barro representando a Sagrada Família numa favela. Já os presépios estrangeiros mostram a riqueza cultural de outros povos, suas tradições e expressões regionais impressas em cada obra. Quer do Brasil ou de outros países, os presépios, objetos religiosos e devocionais da tradição católica, nos faz uma referência típica do final de ano e nos remete a um tempo de paz e esperança entre os povos.   
        Texto : Profa Rosangela Dias da Ressurreição





Bom dia,
O Museu Monteiro Lobato tem o orgulho de convidar a todos para a abertura oficial da exposição "Cosmópolis - São Paulo, Resumo do Mundo", no dia 01 de Dezembro de 2012, às 20h.
Local: Av. Campinas, s/n, Chácara do Visconde, Taubaté- SP. (Entrada pelo portão lateral)
At.te
M.H.F.P. MONTEIRO LOBATO